
Logística reversa de embalagens: entenda o processo e sua importância
A sociedade vem, cada vez mais, exigindo que as empresas atuem ativamente em projetos de sustentabilidade e ação ambiental. Os consumidores reivindicam que o setor privado adote práticas efetivas de responsabilidade ecológica e a própria legislação já exige movimentos no sentido de preservação do meio ambiente.
Uma das práticas fundamentais nesse sentido é a logística reversa. Mas, afinal, o que é isso e qual sua importância para a sociedade? É isso o que você vai entender neste artigo!
O que é logística reversa?
O objetivo da logística reversa é fazer com que, ao final de sua vida útil, os resíduos sólidos de determinados produtos retornem ao fabricante, para serem reindustrializados ou encaminhados para a destinação mais adequada, evitando assim que vão parar no lixo comum.
Trata-se de um processo similar à reciclagem, com uma diferença fundamental: na logística reversa o fabricante se engaja no recolhimento, reutilização ou descarte correto dos itens que produziu.
É uma medida que visa minimizar os impactos ambientais ao evitar a produção desnecessária de novos itens – principalmente quando existe a possibilidade de reaproveitamento. Mas há desafios.
Os desafios da logística reversa
A implementação do sistema de logística reversa no Brasil ainda está em andamento e é um desafio para todas as partes envolvidas. Ao mesmo tempo em que cabe às empresas se prepararem para reaproveitar os resíduos, os clientes também têm a responsabilidade de contribuir – não misturar lixo orgânico ao material encaminhado para reúso é uma das contribuições, por exemplo.
A logística também é bastante desafiadora, já que nem todo o território brasileiro dispõe de boas possibilidades de transporte e de destinação correta aos materiais. Além disso, cada tipo de item requer um tratamento específico, o que pode demandar operações distintas.
Por isso, é fundamental que toda a sociedade se engaje nesse processo e que haja políticas públicas de incentivo à logística reversa e campanhas de conscientização. Toda a cadeia produtiva e clientes têm que entender que o reaproveitamento é benéfico para todos: quando a indústria respeita o meio ambiente, o lucro é de toda a sociedade.
Smartpop: onde a logística reversa é prioridade
Mais que um aspecto regulatório, a logística reversa entra como prioridade para a Smartpop, que está sempre preocupada e engajada com questões ambientais. Este tem sido um importante fator de afirmação da nossa responsabilidade ambiental – e de como estamos alinhados aos valores ESG.
A logística reversa é uma das mais importantes ações dentro do rol de opções de sustentabilidade adotadas pela Smartpop, que atua de forma constante com o intuito de reduzir o gasto de energia, utilizar produtos ecológicos, reduzir volume de cargas e diminuir emissões de gases poluentes. De acordo com levantamento de dados, até hoje, foram vendidos 184.537,26 kg de materiais para a reciclagem.
Para nós, sustentabilidade é um assunto sério e que vai muito além do simples descarte consciente. É o comprometimento de toda a cadeia: colaboradores, fornecedores e clientes. Fomentamos discussões, disseminamos informações e estamos sempre abertos para fazer mudanças em prol do meio ambiente. Se você quiser saber mais, entre em contato conosco!