O mercado automobilístico é um dos mais fortes do país. Assim, para abastecer o setor, transporta-se uma imensa quantidade de peças todos os dias. Apesar da robustez de muitos desses itens, o cuidado na hora de levá-los faz toda a diferença para que cheguem intactos ao destino.
Nesse sentido, a escolha da embalagem deve ser feita com muita atenção, pois é ela que garante a integridade física do produto e a sua proteção contra quebras, impactos e demais danos possíveis durante o transporte.
Pensando nisso, listamos os principais tipos indicados para o transporte de autopeças. Então, acompanhe o post e descubra quais são as melhores soluções!
Caixas flexíveis
Fabricadas em Polipropileno (PP Alveolar) — um material bastante leve e resistente — as caixas flexíveis são desenvolvidas por projetistas experientes e em diversos formatos e tamanhos. Desse modo, consegue comportar adequadamente inúmeras peças do setor automobilístico. As mais indicadas são:
- berço: ideal para a logística segura e separação de peças mais sensíveis;
- caixa auto empilhável: indicada para operações de logística reversa, otimização, paletização e armazenamento, pois podem ser empilhadas de forma segura;
- caixa alto impacto: excelente para operações de logística reversa de peças pesadas e muito utilizada para o acondicionamento de produtos, além de melhorar o processo de paletização;
- caixa tote: ótima para o transporte e separação de peças em linha de montagem;
- caixa padrão: muito usada para a separação de produtos em geral;
- picking: esse modelo é muito utilizado para acondicionamento e separação de produtos em linhas de montagem;
- colmeias e divisórias: ótimas opções para logística segura e separação de produtos frágeis;
- manga pallet: ideal para logística de produtos volumosos e robustos;
- separadores/tabuleiro: excelentes para o transporte seguro, bem como para a separação de peças sensíveis.
Projetos customizados
Tratam-se de embalagens feitas de acordo com as necessidades do cliente. Dessa forma, elas contêm dimensões e formatos ideais para acomodar e transportar as peças automotivas.
Para isso, contamos com uma equipe de projetistas altamente capacitados para projetar todos os tipos de embalagens, até as de alta complexidade.
Caixas rígidas
Extremamente resistentes, as caixas rígidas servem para o transporte, manuseio e armazenamento de peças de diversos tamanhos. Os tipos mais indicados para o setor automobilístico são:
- caixas ALC: apresentam tampa agregada, sendo ideais para transportar e movimentar materiais de alto custo, por terem um sistema de armazenamento seguro, com espaçadores. Eles permitem que a caixa seja lacrada com fitas ou cintas de arquear, impossibilitando a violação do seu lote;
- caixas KLT: modulares e produzidas para atender a todas as demandas de movimentação e armazenamento de diversos tipos de materiais. Seu uso é comum no processo de produção de peças automotivas;
- caixas organizadoras: caixas plásticas fechadas fabricadas em máquinas de alta tecnologia e com materiais de alto padrão.
Caixas GLT
Também chamada de caixa móbil ou caixa pallet, esse modelo segue norma de fabricação VDA e é padrão em indústrias de manufatura, incluindo a automotiva.
A caixa GLT tem indicação para o transporte de peças volumosas e oferece alta capacidade de carga. Além disso, sua vida útil é outra grande vantagem — dura aproximadamente 5 anos, variando conforme suas condições de uso.
Como a produção ocorre em diversos tamanhos, sua capacidade em volume pode variar de 90l até 1246l.
Note que há diversas soluções em embalagem para o transporte e armazenamento de peças automotivas. Contudo, lembre-se de que é preciso contar com produtos de alta qualidade para garantir a integridade física dos itens durante toda a logística e acondicionamento.
Então, entre em contato com a Smartpop e conheça melhor os nossos produtos!